O que é Estilística?

A escolha de um sinônimo em vez de outro, palavras que trazem significados que não são originalmente definidos para ela, a estilística é feita para explicar todas essas questões da linguagem. O foco de estudo não são apenas as palavras, mas a forma como elas são organizadas, não do mesmo jeito que a sintaxe as estuda, mas como são pronunciadas e em que posição geográfica elas se encontram, como se organizam em relação ao texto e o tipo de escrita usada. Todos esses fatores podem criar um diferente resultado de entendimento, segundo os estudos estilísticos. Em resumo, a estilística é uma forma de se expressar usando a língua e ultrapassando apenas o significado literal das palavras.

Estilística e os estudos da linguagem

Uma característica da estilística é que ela pode passar por todos os outros estudos da linguagem e formar recursos de expressão. Não necessariamente ele interage com um por vez, mas para facilitar o estudo é melhor separá-los.

Estilística e Fonética

A fonética pode ser combinada com a estilística de diversas maneiras, como, por exemplo, pela repetição de fonemas ao longo do texto. O uso de palavras que não possuem um significado exato, pois são apenas reproduções gráficas de sons, também é fruto desta relação entre as áreas da linguísticas. A sonoridade das palavras cria um certo ritmo para o texto que foge do estudo da gramática.

Estilística e Morfologia

Os recursos morfológicos normalmente estão presentes na estilística em sufixos das palavras, os mais comuns são os de aumentativo e diminutivo. Esses dois tipos de sufixos normalmente referem-se ao tamanho de alguém ou algo, mas neste contexto não precisam referir-se necessariamente a isso, e por essa razão é possível, por exemplo, compor apelidos carinhosos simplesmente adicionando-se um sufixo diminutivo a um nome próprio.

Estilística e Sintaxe

A sintaxe traz diversos recursos expressivos, podendo interagir com a estilística de várias maneiras. Uma delas é retirar os conectivos de uma oração para desacelerar o ritmo, ou repeti-los para acelerar. Os recursos sintáticos podem produzir diversos sentidos numa oração, dar ênfase, igualar a língua escrita com a oral, entre diversos outros objetivos.

Estilística e Semântica

A semântica trabalha com os significados das palavras, e usando-a como recurso expressivo, é possível fazer com que uma palavra tenha um significado que não pertence a ela, mas no contexto seja possível perceber ao que se refere. Essa mistura de semântica e estilística gera várias figuras de linguagem, entre elas a metáfora e a metonímia.

Elementos da Estilística

O estudo aprofundado da estilística a diversos outros assuntos é importante para a expressão e para entender melhor não só a literatura, mas qualquer obra que carregue um mínimo de expressão. São itens pertinentes à estilística:

  • Figuras de Linguagem: São recursos estilísticos que utilizam aspectos fonólogicos, sintáticos ou semânticos para auxiliar a expressão do emissor.
  • Funções de Linguagem: São formas que a linguagem assume a partir da adoção de recursos estilísticos que conferem a ela certas características que a tornam adequada para determinadas finalidades.

Alguns estudiosos da língua portuguesa também associam à estilística a questão daConotação e Denotação , suas definições e utilizações.

Fonte: http://www.gramatica.net.br/estilistica/

Comentários